Monday, October 5, 2009

“idealword.org” do espanhol Enrique Radigales e coletiva de Erica Ferrari, Flavia Junqueira e PINO.

Galeria Baró Cruz inaugura a exposição “idealword.org” do espanhol Enrique Radigales junto com coletiva de Erica Ferrari, Flavia Junqueira e PINO.

No dia 14 de outubro de 2009, as 19 horas, será inaugurada a exposição individual “idealword.org” do artista espanhol Enrique Radigales, que terá também uma mostra paralela no Museu da Imagem e do Som – MIS, São Paulo com trabalhos em mídias digitais que complementam a mostra da galeria.
O artista esta no Brasil para produzir os trabalhos das mostras com o apoio do MATADERO madrid, Centro Creativo Contemporáneo del Ayuntamiento de Madrid.
Na galeria será apresentada uma vídeo instalação, já exibida em 2008 no Centro Cultural La Casa Encendida de Madrid, composta por três projeções com vídeos do ‘you tube’ sobre desenhos feitos na parede. Será exibido também uma seleção de pinturas e desenhos digitais.
Todos estes trabalhos fazem parte do projeto em netart “www.idealword.org”, produzido por Radigales desde 2000 onde é publicado constantemente desenhos e animações feitos em código HTML, atingindo uma estética dualista nos trabalhos feitos em códigos de computador para com um estado pictórico que questiona este próprio meio eletrônico.
Uma outra série será mostrada a partir do dia 21 de outubro no MIS em São Paulo, composta por animações feitas em flash, que foram os primeiro experimentos do artista no começo do projeto e também o próprio trabalho em netart disponível para o publico navegar.

No segundo andar da galeria a mostra coletiva com trabalho dos jovens artistas Flavia Junqueira, Erica Ferrari e PINO da continuidade a proposta da galeria de promover e divulgar atuais destaques da arte emergente local.
Erica Ferrari, que foi um dos destaques da SPArte- 2009, exibirá uma nova série de trabalhos produzidos em fórmica e cera, criando bancos e objetos de parede.
Os artistas da PINO também apresentam obras relacionadas ao tema da produção em série, do mobiliário artístico e de sua utilidade com uma instalação formada por bancos em forma de caixa de transporte de obra de arte que são móveis e adaptáveis.
Flavia Junqueira, por outro lado, mostra através de registros fotográficos imagens que trabalham este acumulo de objetos que acaba se tornando onipresente na repetição e aglomeração dos mesmos no espaço.

Sobre os artistas:
enrique RADIGALES
Espanha, 1970 - www.idealword.org / www.enriquecimiento.com
Estudou arte na Escola Massana de Barcelona, onde se graduou com especialidade em pintura. Durante os primeros anos trabalhou a pintura sob diferentes linhas estéticas e conceituais até que em 1995, com a difusão da internet e dos novos meios digitais, um novo campo de exploração se abriu para o trabalho de Radigales que começou a investigar, através de simples animações digitais, novas formas de fazer arte com tecnologia. Hoje em dia é considerado um dos nomes promissores da cena da arte contemporea espanhola com trabalhos que questionam a dualidade entre o digital e o analógico.

erica FERRARI
São Paulo, 1981. - www.ericaferrari.net
Seu trabalho individual tem como interesse a paisagem e os instrumentos de passagem e contenção que condicionam a vivência urbana, utilizando referências formais do mobiliário doméstico. Sua obra é normalmente produzida em madeira fórmica e cera criando novas formas e sentidos para estes materiais. Participou de exposições - junto com o grupo Hóspede - no Paço das Artes - São Paulo, Salão Nacional de Arte de Goiás, 34° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Casa de Cultura da América Latina, Brasília e na SParte2009 no prédio da Bienal de São Paulo.

flavia JUNQUEIRA
São Paulo, 1985 - www.flajunqueira.blogspot.com
A jovem artista se graduou em Artes Plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP - na qual participou da 40ª Anual, famosa exposição realizada na galeria da univeridade. Em 2009 foi selecionada no premio Energias na Arte do Instituto Tomie Ohtake, exposição que apresentou ao grande público sua série de fotografias “na compania dos objetos” produzida como trabalho de conclusão de curso na universidade. Juntamente com essas mostras vieram a participação na Feira SParte/Foto 2009 no stand da galeria baró cruz e na mostra coletiva “Fotografia Analógica” na galeria Emma Thomas.

PINO
São Paulo - www.pino.tc
PINO é o nome de um empreendimento fictício. Suas proposições abarcam investigações que circunscrevem todos os aspectos da vida cotidiana. Operações de representação que visam, através de procedimentos vinculados aos processos industriais de fabricação, transporte, distribuição e comercialização de mercadorias, evidenciar características particulares aos objetos ou contextos aos quais os trabalhos se referem. Nos moldes de uma empresa real, cada esfera de atuação do projeto é pensada, a fim de que se sustente seu aparato ficcional: o desenvolvimento de novos produtos, a divulgação da pesquisa como um todo, assim como a forma dos textos ao definirem os trabalhos, sobretudo descritiva.


Exposição Individual: “idealword.org” - Enrique Radigales
Exposição coletiva: Flavia Junqueira, Erica Ferrari e PINO
Abertura: 14 de outubro de 2009. 19 hrs
Exposição: 15 de outubro a 07 de novembro de 2009.
Terça-sexta 11:00 as 19:00 hrs / Sábados 11:00 as 17:00hrs
galeria baró cruz - www.barocruz.com
Rua Clodomiro Amazonas, 526
São Paulo – SP 04537-001. Brasil

No comments: