Thursday, June 18, 2009

A Galeria Baró Cruz inaugura a mostra ‘Video in foco / Foto in foco’ com vídeoartistas e fotógrafos de oito países.

A galeria baró cruz inaugura no próximo dia 7 de julho de 2009 a exposição ”VIDEO in foco / FOTO in foco” com o intuito de revelar o panorama da produção de artistas do Brasil, Argentina, México, Cuba, França, Alemanha, Inglaterra e Espanha que utilizam a linguagem do vídeo e da fotografia na tradução de diversos conceitos contemporâneos.
A idéia da exposição é apresentar trabalhos em vídeo, que utilizam a linguagem da fotografia em sua construção: às vezes em stop-motion ou com imagens estáticas gerando uma ‘fotografia em movimento’.
A exposição também traz trabalhos em fotografia que caminham no sentido contrário, se apropriando da linguagem do vídeo ou da pintura na criação de imagens através de câmeras - algumas pin-hole - que retratam a temporalidade e o movimento dos ‘frames’ do vídeo gerando cenas congeladas pelo registro fotográfico.
Estas duas linguagens colocadas lado a lado exercitam a construção e desconstrução da imagem e da própria ferramenta que já foi absorvida pelo mercado das artes visuais e seus artistas há mais de duas décadas.
Outra proposta é promover questionamentos sobre estas produções dentro do circuito mercadológico: como estes trabalhos ‘tecnológicos’ são inseridos no mercado e/ou; como os processos de reprodução e apropriação destas imagens e conceitos são tratados pela crítica e pelos próprios artistas.
O Brasil está representado pelos artistas Camila Sposati, Cristiano Lenhardt, Flaminio Jallageas, Roberto Bellini, Ana Teixeira, Claudia Jaguaribe, Daniel Athayde, Gui Mohallem, Jorge Menna Barreto, Lina Kim, Laura Erber e pela dupla Raquel Kogan & Lea Van Steen.
Raquel e Lea apresentam o trabalho inédito ‘nada ao infinito’ composto por imagens desfocadas dispostas em dois monitores que dialogam entre si.
Destaque também para ‘Retratante e Retratado’ vídeo do jovem artista gaúcho Cristiano Lenhardt, onde dois seres sem identidade estabelecem diferentes formas de contato utilizando como signos flashes, obturadores, disparadores, lentes e instrumentos musicais.
O Espanhol Enrique Radigales mostra o vídeo ‘Dossier: la ventana de la escisión’, uma narrativa audiovisual feita por meio de comparações das situações comuns entre a internet, o vídeo e a pintura captadas a partir da perspectiva da janela do atelier do próprio artista.
Outros trabalhos que compõem a mostra também utilizam de analogias a pintura na produção de fotografia como o do francês Titouan Lamazou que apresenta uma releitura do famoso quadro “Bathtube #3” de 1963, de autoria do pintor pop norte americano Tom Wesselmann e do brasileiro Daniel Athayde, com fotografias de ‘natureza-morta’ feitas com produtos estragados de supermercados paulistanos.
O argentino Alejandro Chaskielberg e o alemão Michael Wesely exibem fotografias realizadas com câmera de longa exposição onde o movimento e a temporalidade do vídeo é transparecida em imagens figurativas e abstratas utilizando a própria luz como a criadora da foto. Já Gui Mohallem mostra esta idéia de tempo ao fotografar uma mesma pessoa em diferentes anos de sua vida.
Claudia Jaguaribe e Jorge Menna Barreto exibem trabalhos em fotografia feitos a partir de stills do vídeo original.
O artista conceitual cubano Wilfredo Prieto faz do vídeo um instrumento de documentação de um momento íntimo. Em ‘planetas’ suas fezes são projetadas em looping dando a impressão de planetas girando em órbita.
Estes e outros trabalhos demonstram que essas mídias são – ainda mais regularmente – utilizadas pelos artistas de hoje como uma forte ferramenta em suas representações.
Hoje o vídeo e a fotografia estão presentes cotidianamente sendo que estes trabalhos buscam, de uma maneira ou outra, converter ou até mesmo mudar estas perspectivas diárias, mostrando a desmistificação destas midias e as apontando como mais uma poderosa ferramenta artística de representações da história da arte.


Exposição: “Vídeo in Foco / Foto in Foco”
Galeria Baró Cruz
Abertura: 7 de julho de 2009. Das 19:00 as 22:30
Exposição: de 8 de julho a 8 de agosto de 2009.
Terça a sexta-feira das 11 as 19:00. Sábados das 11 as 17:00
www.barocruz.com
endereço: Clodomiro Amazonas, 526. Itaim Bibi.
contato: (t) 55.11.31670830 / adriano@barocruz.com

Artistas:
Camila Sposati, Cristiano Lenhardt, Flaminio Jallageas, Roberto Bellini, Raquel Kogan & Lea Van Steen, Ana Teixeira, Claudia Jaguaribe, Daniel Athayde, Gui Mohallem, Jorge Menna Barreto, Lina Kim, Laura Erber (Brasil), Cristian Segura, Roberto Jacoby, Alejandro Chaskielberg, Erica Bohm, Nicola Costantino (Argentina), Wilfredo Prieto (Cuba), Michael Wesely (Alemanha), Toby Christian (Inglaterra), Titouan Lamazou (França) Enrique Radigales (Espanha) e Monica Espinosa (México).

No comments: